Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Profissão de Sucesso - Orientador Educacional


 Conselheiro da Escola
Márcia Armond | Orientador Educacional

Ao contrário dos professores, o orientador educacional faz parte da equipe de gestão da escola.
Sem um roteiro a cumprir, o orientador deve cuidar do desenvolvimento geral dos estudantes, tendo sempre em foco os valores, as atitudes, as emoções e os sentimentos envolvidos.
Profissional da área, Márcia Armond comenta as atribuições de um orientador educacional e fala do dia a dia desse profissional, que pode ter muitas surpresas e ser bem movimentado.

QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

Dentre as principais atribuições de um orientador educacional estão:
- Fazer atendimentos às famílias, aos professores e alunos (vale ressaltar que esses atendimentos não são clínicos, eles devem estar a serviço do trabalho pedagógico, do acompanhamento do dia a dia das turmas, da parceria com as famílias e do melhor empenho/desempenho do aluno no seu processo de aprendizagem);
- Fazer dinâmicas com as turmas;
- Participar de reuniões pedagógicas contribuindo para o olhar da escola frente às demandas das faixas etárias, coerência de propostas a serem planejadas e sugestões de atividades junto às famílias;
- Participar de avaliações de professores;
- Organizar e coordenar os Conselhos de Classes;
- Participar de reuniões de pais.

QUAL É A FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA ALGUÉM SE TORNAR UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

A formação necessária é a graduação em Pedagogia. Geralmente, o Orientador Educacional busca uma especialização voltada para área de Psicologia, considerando a demanda de seu trabalho.
QUE TIPO DE CURSO DEVE PROCURAR? É IMPORTANTE UMA PÓS-GRADUAÇÃO?
A formação necessária é a graduação em Pedagogia. Geralmente, o Orientador Educacional busca uma especialização voltada para área de Psicologia, considerando a demanda de seu trabalho.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA UM BOM PROFISSIONAL NA ÁREA?
O Orientador deve ter disponibilidade de escuta, capacidade de distanciamento frente às questões do outro, habilidade para mediar situações de conflitos, postura ética e, minimamente, bom equilíbrio emocional.

COMO É UM DIA DE TRABALHO DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

É um dia a dia muito dinâmico, trabalhamos com algumas situações previstas (entrevistas agendadas, conversas combinadas com alunos, avaliações com professores, reuniões, entradas em turmas) e situações totalmente inesperadas (conflitos entre alunos, telefonemas que exigem devoluções imediatas, incidentes entre professor e aluno, incidentes entre funcionários...).

QUANTO GANHA, EM MÉDIA, UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

Os valores variam de acordo com a cidade, o tamanho da instituição e a carga horária do Orientador.
Pode-se dizer que deve variar entre R$ 1 mil e R$ 9 mil.

COMO ESTÃO AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO PARA UM JOVEM QUE ESCOLHE A PROFISSÃO?

O Orientador é um dos elementos que compõe a equipe técnico-pedagógica de uma escola.
Normalmente, encontra-se um em cada segmento da instituição. E, a depender do tamanho do segmento e do tipo de investimento que a escola se dispõe a fazer, encontramos mais de um Orientador em um mesmo segmento da escola (Ed. Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio).


Fonte: Oieduca

Nenhum comentário:

Postar um comentário