Translate

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

NÍVEL SUPERIOR EM CURSOS SEQUENCIAIS

Quem quer aprender habilidades específicas também pode recorrer a eles

Os cursos sequenciais são cursos superiores de curta duração (média de dois anos) que oferecem o ensino de habilidades específicas em determinadas áreas. Por exemplo, na área de computação, pode-se ter um curso sequencial em redes de computadores. Ou, em vez de fazer uma graduação de quatro anos em administração de empresas, o aluno pode entrar em um curso sequencial de Recursos Humanos.

Esse tipo de curso é uma ótima oportunidade para quem não teve acesso à faculdade e quer ampliar seus conhecimentos. Também são beneficiados por esta formação profissionais que já estão no mercado de trabalho e precisam obter uma qualificação superior.

Os cursos sequenciais estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e são supervisionados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu). Eles se desenvolvem em duas modalidades: formação específica e complementação de estudos.

Formação específica: indicada para quem conclui o ensino médio e precisa de formação superior em curto prazo para começar a trabalhar ou se desenvolver no mercado de trabalho. Devem ser previamente autorizados pelo MEC e têm carga horária mínima de 1.600 horas e 400 dias letivos, incluindo estágios ou práticas profissionais e acadêmicas.

Complementação de estudos: indicado para quem já tem formação profissional, esses cursos são oferecidos por faculdades e universidades com graduação já reconhecida pelo MEC. A proposta curricular, a carga horária e o prazo de conclusão são estabelecidos pela instituição e deve ter pelo menos metade de sua carga horária relacionada a um ou mais dos cursos de graduação ministrados na instituição.

Ao final, o estudante recebe um diploma de nível superior, mas tem acesso apenas a cursos de especialização na pós-graduação, e não mestrado e doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário