Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

CORRUPÇÃO, Existe no Brasil?





CORRUPÇÃO
CORRUPÇÃO o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde favorece uma pessoa e prejudica outra. Tirar vantagem do poder atribuido. Corrupção vem do latim corruptus, que significa "quebrado em pedaços". O verbo corromper significa "tornar se podre".
No Brasil corrupção significa POLÍTICA, que por sua vez significa enriquecimento “a qualquer custo” em quatro anos de mandato. A QUALQUER CUSTO significa deixar o salário mínimo, bem mínimo mesmo, ruas com buracos, doentes esperando horas, dias por atendimento, quando a...

 

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 88, diz no Art. 1º  §lll – O Estado, Município e o Distrito Federal tem como FUNDAMENTOS, a dignidade da pessoa humana. E mais Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Mas, o Gigante acordou! CORRUPÇÃO, Fooora!

Segundo o UOL, o Brasil cobra impostos caro e é o que dá menos retorno à sociedade.
Quando se avalia a relação entre carga tributária e qualidade dos serviços públicos – como educação, saúde e transporte–, o Brasil fica atrás dos vizinhos Uruguai (13º) e Argentina (21º).
Estados Unidos, Austrália, Coréia do Sul, ocupam as primeiras posições em retorno dos impostos à população. O Brasil aparece na 30º posição. Vamos observar como esses países agem diante da corrupção: 

No Brasil, a corrupção, seja ela ativa ou passiva, é punida com penas que variam de 2 a 12 anos de prisão, mais multa. O País é considerado pela Transparência Internacional o 69º menos corrupto do mundo, num ranking de 176 países divulgado nesta quarta-feira (5). Veja como a corrupção é punida em outros países.
Enquanto no Brasil a corrupção é punida com de 2 a 12 anos de prisão, mais multa, em alguns países a punição é mais severa e pode chegar à pena de morte. Conheça, países em que culpados por corrupção podem ser executados.
A China é o país que mais executa pessoas em todo o mundo. Embora os dados não sejam divulgados pelo governo, a Anistia Internacional estima que mais de mil pessoas tenham sido executadas em 2011. Entre os crimes sujeitos à pena capital no país, está a corrupção passiva.
O Irã é outro país que pune com a morte aqueles que praticam corrupção, embora execuções sejam muito menos comuns para esse tipo de crime do que para assassinatos, estupros e roubos. Pelo menos 360 pessoas foram executadas no Irã em 2011, por crimes que incluem adultério, sodomia e inimizade contra Deus.
O regime fechado da Coreia do Norte também condena corruptores à morte. Entre 2007 e 2010, pelo menos 37 pessoas foram executadas por praticar esse tipo de crime no país. Apesar da pena severa, o país é considerado o segundo mais corrupto do mundo, atrás apenas da Somália.

Esse Sr. Sarney merece um capítulo à parte na história, especialmente no Estado do Maranhão ou seria do Sarney? Afinal, dominar e manter um Estado na miséria por 40 anos é para poucos.
Mas, o Gigante acordou!
No dia 24 de abril, foi aprovado por comissão especial da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6.826/10, batizado de Lei Anticorrupção, que define a responsabilização administrativa e civil de empresas que pratiquem atos contra a Administração Pública nacional e estrangeira.
Tudo o que o investidor internacional deseja é estabilidade de regras e um ambiente propício e acolhedor para o capital que vai desembarcar por aqui. Por isso, a aprovação da Lei Anticorrupção é fundamental. A vinda dessa nova lei brasileira será muito importante para enviar um recado firme a todos aqueles que acreditam que o “jeitinho brasileiro” é sinal de esperteza, que “levar vantagem é algo que todo mundo faz” e que é assim que as coisas funcionam. Não é assim. Não pode ser assim. Felizmente, cresce no Brasil o número de empresas com efetiva cultura de “compliance”, programas e controles rígidos, treinamentos eficazes e, principalmente, respostas rápidas às denúncias recebidas.

A imperfeição humana como causa do surgimento da corrupção
Como vimos, em termos políticos, a corrupção surge no mesmo momento em que o detentor do poder do Estado passa a considerar os privilégios, os benefícios e as homenagens inerentes ao cargo como se dirigidos à sua pessoa. Tais privilégios, distinções, imunidades e deferências referem-se ao cargo e não à pessoa que o ocupa no momento.
No caso do homem político, a fraqueza de sua natureza humana tende a distorcer a personalidade do seu cargo de poder e o leva, enquanto autoridade em função pública, a apropriar-se privadamente dos poderes inerentes ao cargo e não à sua pessoa.

Os tipos mais comuns de corrupção são:
*   Suborno ou Propina
*    Nepotismo
*    Extorsão
*    Tráfico de influência
*    Utilização de informação governamental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes
*    Compra e venda de sentenças judiciárias
*    Recebimento de presentes ou de serviços de alto valor por autoridades
Impunidade é violência na certa
Pessoas que são capazes de praticar a corrupção, em qualquer sentido da palavra, são capazes de qualquer atrocidade (quando ficam impunes!). A maioria das pessoas que entra no mundo do crime não começa com um assassinato ou coisa parecida. Os maiores bandidos começam com pequenos atos. Mas num país em que reina a impunidade, esses pequenos atos nunca são barrados e acabam crescendo cada vez mais. Assim não demora para que uma criança que roubou um biscoito no supermercado, cresça e roube numa residência, e depois se junte com uns “amigos” e assalte um banco. E depois, comande o tráfico de drogas na cidade. Uma cidade, por sinal, que não dá o devido valor às suas criança. Talvez porque o governante “desvia” o dinheiro da educação para a sua conta bancária! Uma cidade que tem também, um poder judiciário e uma polícia muito fraca. Talvez porque os seus policiais fazem parte da gang que assaltou o banco!
E o que será que aconteceria se a gang de jovens invadisse a casa do prefeito? Talvez este ficaria furioso e pediria para que alguns policiais (que conhecem muito bem os criminosos, apesar de nunca os terem punido) dessem um “sumiço” nesse grupo de jovenzinhos arrogantes. De um jeito que a justiça nunca descobrisse (ou admitisse) quem estava por trás de tudo. E assim acaba um capítulo da história corrupção, impunidade e violência. Exagerada? Não. É a mais pura realidade do Brasil. Onde tudo é movido pelo orgulho e pela ambição.

Mas, o Gigante acordou! CORRUPÇÃO, Fooora!
2013 estará nos livros de histórias de nossos filhos!

Fontes: 1 2 3 4 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário